Reparando plantas de cannabis caídas: dicas de cuidado

Updated on

janeiro 15, 2024

Quando suas queridas plantas de maconha estão com as folhas caídas, é sinal de que algo não vai bem. (Um dos dados-chave: o excesso de rega pode levar a esse triste espetáculo).

Relaxa, aqui vou te contar como reverter a situação e devolver a vitalidade a elas. Continue lendo e salvemos juntos essas folhas!

Conclusões principais

  • As folhas caídas nas plantas de maconha podem ser por muita água ou falta dela. É importante tocar a terra antes de regar para saber se precisa de água.
  • Os nutrientes são fundamentais para que as plantas cresçam bem. É preciso verificar o pH e dar a elas um equilíbrio correto de comida.
  • O calor e a luz devem estar em níveis que não estressem as plantas. É preciso colocar ventiladores e ajustar as luzes para evitar queimaduras.
  • A umidade do ar não pode ser nem muito alta nem muito baixa. Usar desumidificadores ou umidificadores pode ajudar.
  • Vigiar as plantas ajuda a ver se há bichos ou doenças. Usar métodos naturais e seguros é melhor para controlar pragas.

Diferenças entre folhas de maconha murchas e caídas

Folhas de maconha tristes em ambiente de cultivo.

Agora que sabemos que cuidar das nossas plantas é fundamental, vamos falar das folhas. As murchas costumam estar secas e podem estalar ao tocar. É porque não têm água suficiente.

Por outro lado, as folhas caídas parecem tristes e pendentes. Embora ainda verdes, pesam para baixo como se estivessem cansadas. Isso poderia se dever a muita água. Conhecer a diferença nos ajuda a escolher o melhor remédio para nossas amigas plantas.

Causas comuns de folhas de maconha caídas

Uma planta de maconha murcha rodeada de ferramentas de jardinagem e terra.

Claro, quando suas “amigas verdes” começam a parecer mais tristes que uma segunda-feira de manhã.. algo não vai bem. Entrar no modo detetive é fundamental; às vezes, suas plantas de maconha estão mandando um S.O.S e é hora de decifrar o enigma por trás dessas folhas caídas.

Problemas de rega: excesso ou falta de água

Cuidar das plantas de maconha é como fazer malabarismo, não é? Especialmente quando se trata de água. Muita e suas preciosas verdes podem acabar com as raízes encharcadas.

Isso se chama “root rot” e é grave. As raízes precisam de oxigênio, mas com muita água, puff! elas se afogam. Suas plantinhas estão enviando um sinal de SOS com essas folhas caídas.

Agora, se você for para o outro lado e der pouca água, também tem um problema. As folhas parecem tristes e sem força, como dançarinos sem música. Você precisa encontrar esse ponto perfeito de rega.

Um meio de cultivo que drena bem ajuda muito. Assim a água não fica ali parada e as raízes podem respirar. Imagine que você está preparando o lar perfeito para elas! E lembre-se, o excesso de rega é fácil no começo, mas logo você pega o jeito.

Deficiência de nutrientes

As plantas de maconha, como qualquer outra, precisam de nutrientes para crescer fortes e saudáveis. Você já viu folhas que parecem tristes e caídas? Pode ser que lhes falte comida, ou seja, nutrientes.

O nitrogênio é super importante; sem ele, as folhas podem cair e a planta pode ficar estressada. E não só isso, o nitrogênio ajuda as plantas a fazerem hormônios para florescer bonito.

Se suas plantas de cannabis não estão felizes, talvez tenham nutrientes demais ou de menos em sua comida. Isso pode fazer com que cresçam devagar ou pareçam ruins. Elas precisam de um equilíbrio certo de macro e micronutrientes.

É como quando nós comemos muita junk food e nos sentimos pesados e sem energia. Dê às suas plantas o que elas precisam e você verá como ficam mais contentes e com vontade de crescer.

Estresse por calor

O calor pode ser um grande problema para suas plantas de maconha. Se fizer muito calor, as folhas podem ficar amarelas e queimar, o que não é nada bom para os buds. E se as luzes estiverem muito perto das plantas, ai! Isso também pode queimá-las.

Para manter suas plantas frescas, é fundamental ter bons ventiladores e não deixar o quarto ficar muito quente. Também, certifique-se de que suas luzes estejam na distância correta; assim você evita esse incômodo estresse térmico.

Com um pouquinho de atenção, suas plantas vão continuar crescendo fortes e saudáveis, sem deixar o calor ganhar a batalha!

Níveis incorretos de umidade

Ter a umidade certa é fundamental para as plantas de maconha. Se houver muita ou pouca, as folhas podem cair. É como quando não sabemos se levamos guarda-chuva ou óculos de sol; as plantas também ficam confusas.

Muita água no ar faz com que as folhas das suas plantas pareçam tristes e caídas. Por outro lado, ar muito seco pode queimá-las, deixando as pontas marrons e crocantes.

Você pode pensar que a umidade é apenas água no ar, mas para suas plantas significa muito mais. Se notar que as folhas estão amarelas ou deformadas, talvez estejam gritando por ajuda.

A qualidade da água que você usa muda todo o jogo. Certifique-se de que é a melhor para manter suas amigas verdes felizes. E lembre-se, cada etapa do crescimento tem seu próprio “clima” ideal.

Na etapa de floração, cuide da umidade como um tesouro.

Condições de iluminação

A luz é como comida para suas plantas de maconha, e se não tiverem o suficiente, suas folhas podem cair. Às vezes, até um sol forte as prejudica. Para que suas plantas fiquem felizes, coloque as luzes na distância certa.

Isso lhes dará a energia que precisam sem queimar suas folhas tenras.

Cuide para que o calor das luzes não seja demais. As plantinhas são sensíveis e se fizer muito calor podem ficar doentes. Se você vir que as folhas da sua cannabis estão enrolando ou queimando, talvez as luzes estejam muito perto.

Levante as luzes um pouquinho e você verá como suas plantas se recuperam e crescem mais fortes.

Pragas e doenças

Bichos e fungos ruins podem atacar suas plantas de maconha, fazendo com que as folhas caiam. Se você encontrar bichinhos comendo suas plantas ou manchas estranhas nas folhas, isso é sinal de problemas.

Podem ser ácaros, pulgões ou o fungo Fusarium. Se você não fizer algo rápido, essas pragas e doenças podem prejudicar muito suas plantinhas.

Para lutar contra esses inimigos, use sprays que matem os bichos ou produtos para os fungos. Mas cuidado, sempre escolha coisas seguras para suas plantas e para você. E claro, se prevenir antes, melhor.

Mantenha tudo limpo e verifique suas plantas frequentemente para agir imediatamente se vir algo estranho. Não deixe essas pragas ganharem a batalha!

Soluções para corrigir as folhas caídas

Para endireitar essas folhinhas tristonhas e devolver o sorriso à sua cannabis, você sabia que existem truques práticos e simples..? Continue lendo e não deixará nenhuma folha sem sua dose de graça!

Ajustes na rega

As folhas caídas nas plantas de maconha muitas vezes são um sinal de que algo não vai bem com a água. Aqui vamos ver como melhorar isso.

  • Verifique a terra antes de regar. Coloque o dedo no meio onde a planta cresce; se estiver úmido, espere um pouco.
  • Dê água suficiente, mas também não exagere. A ideia é molhar bem a terra sem que fique como uma poça.
  • Use um calendário para te ajudar. Anote cada rega e assim evitará dar água demais ou de menos.
  • Atenção ao tamanho do seu vaso: se for muito grande ou pequeno, isso afeta quanta água sua planta precisa.
  • Observe suas plantas depois de regá-las. Se as folhas se levantarem em algumas horas, perfeito! Essa era a quantidade certa.
  • Ajuste as regas de acordo com o estágio de crescimento; as necessidades mudam quando chegam à fase de floração.
  • Se você exagerou na água, deixe secar bem antes da próxima rega para não afogar as raízes.

Correção de deficiências nutricionais

As plantas de maconha precisam de comida para crescer bem. Se não têm os nutrientes corretos, suas folhas caem.

  • Primeiro, meça o pH e a EC/ppm da água e do solo. Isso te mostrará se as plantas podem pegar sua comida.
  • Certifique-se de que sua água é boa. De vez em quando, regue apenas com água limpa, sem adicionar mais nada.
  • Se você vir que suas plantas têm queimaduras nas folhas, elas poderiam estar comendo demais. Dê um descanso às plantas e use água com complexo enzimático.
  • Verifique quais nutrientes estão faltando. Cada nutriente faz algo especial para a planta.
  • Em algumas ocasiões, adicionar cálcio ou magnésio pode ajudar muito suas plantinhas.
  • Não se esqueça de que um bom nível de pH ajuda as plantas a comerem melhor. Ajuste esse nível para que fique exatamente como elas gostam.
  • Prevenir é melhor do que remediar. Dê às plantas todos os alimentos desde o começo para que não tenham fome depois.
  • Use fertilizantes confiáveis e siga as instruções ao pé da letra para evitar problemas.

Controle do estresse térmico

O calor pode causar muitos problemas para suas plantas de maconha. Aqui estão algumas formas de ajudar suas amigas verdes a se manterem frescas e felizes.

  • Preste atenção à temperatura do local onde estão as plantas. Se fizer muito calor, elas se sentirão estressadas.
  • Certifique-se de que a água não esteja quente; lembre-se de que a água fresca é melhor porque tem mais oxigênio.
  • Subir as luzes, especialmente as HPS, ajuda a reduzir a queimação do calor em suas plantinhas.
  • Escolher uma variedade que se dê bem no seu clima também servirá para evitar problemas com o calor.
  • À noite, tente manter um ambiente não muito frio para que suas plantas não sofram uma mudança brusca de temperatura.
  • Se notar que as folhas começam a enrolar, isso pode ser um sinal de que precisam de um break do calorzinho.
  • Algumas vezes, colocar ventiladores pode melhorar a circulação do ar e baixar a temperatura ao redor de suas plantas.
  • Não se esqueça de sempre verificar como estão suas meninas. Se vir sinais de estresse por calor, aja rápido!

Ajuste dos níveis de umidade

Ajustar os níveis de umidade é fundamental para a saúde das plantas de maconha. Aqui estão alguns passos simples:

  • Use um medidor de umidade para saber quanta água há no ar.
  • Se houver muita água, coloque um desumidificador perto de suas plantas.
  1. Observe bem suas plantas todos os dias. Assim você verá se elas precisam de mais ou menos água.
  2. Os desumidificadores ajudam a tirar a água do ar. Isso mantém as plantas felizes.
  3. Para não regar demais, toque a terra com seus dedos. Se estiver úmida, espere antes de dar mais água.
  4. As folhas te dizem como as plantas se sentem. Se estiverem tristes e caídas, talvez tenham muita água.
  5. No local onde suas plantas crescem, você deve ter bom ar fresco para que elas possam respirar melhor.
  6. Troque o ar muitas vezes ao dia se puder; isso também equilibrará a umidade.

Otimização da iluminação

A luz é fundamental para suas plantas de maconha. Muita ou muito pouca pode fazer com que as folhas caiam.

  • Coloque a lâmpada na distância correta para evitar queimaduras. As plantas não devem estar nem muito perto nem muito longe da fonte de luz.
  • Use luzes laterais e inferiores. Isso ajuda para que todas as partes da planta recebam luz e cresçam bem.
  • Troque as lâmpadas regularmente. Com o tempo, elas perdem força e suas plantas precisam de luz forte para crescer saudáveis.
  • Considere o tempo de luz. Durante a etapa de crescimento, uma planta precisa entre 18 e 24 horas de luz por dia.
  • Reduza o tempo na fase de floração. Nesta etapa, suas plantas se saem melhor com 12 horas de escuridão e 12 horas de luz.
  • Meça bem os ciclos de luz. Muita ou pouca escuridão pode prejudicar suas plantas e fazer com que as folhas caiam.
  • Observe como suas plantas se sentem. Se você vir que estão estressadas por muita luz, dê a elas um descanso baixando um pouco a intensidade ou aumentando a distância.
  • Proteja suas amigas verdes do estresse lumínico. Nunca coloque as luzes muito perto; siga as instruções do fabricante.

Controle de Pragas e Doenças com Controles Duais

As plantas de maconha às vezes enfrentam bichos e doenças. Para lutar contra essas coisas ruins, usamos controles duais.

  • Use óleo de neem. Esse líquido especial vem de uma árvore e ajuda a manter os insetos afastados sem prejudicar as plantas.
  • Aplique sabão neutro. É outra forma natural de dizer adeus às pragas.
  • Aprenda sobre manejo integrado de pragas (IPM). Isso combina diferentes formas para cuidar de suas plantas e não deixar que as pragas se aproximem.
  • Combine métodos naturais e químicos. Às vezes, precisamos usar ambos para proteger nossas plantas.
  • Observe bem suas plantas. Sempre veja se há sinais estranhos como manchas ou bichinhos andando.
  • Seja rápido e aja logo. Assim que vir um problema, é melhor resolvê-lo antes que cresça muito.

Como prevenir folhas caídas no futuro

Cuidar de suas plantas de maconha é como cuidar de um animal de estimação. Você precisa dar a elas o que precisam antes que peçam ajuda.

– Verifique o pH da água antes de cada rega para garantir que está correto.

– Regue suas plantas apenas quando a terra estiver seca ao toque para evitar falta ou excesso de água.

– Equilibre bem o solo para que retenha umidade, mas também drene a água que sobra.

– Preste atenção em quanta água você usa nos diferentes estágios de crescimento de suas plantas.

– Monitore as condições de luz, umidade e temperatura para manter suas plantas felizes e saudáveis.

Conclusão

No final, lembre-se de que cuidar de suas plantas de maconha é como cuidar de um jardim de tesouros. Dê às suas amigas verdes a água, a comida e o amor que elas precisam. E se vir suas folhinhas caindo, não se assuste! Com estas dicas, você terá o poder para levantá-las.

Mãos à obra e aproveite o verde sem problemas!

Para obter mais informações sobre como lidar efetivamente com pragas e doenças em suas plantas de maconha, visite nosso guia completo sobre Controles Duais para Pragas e Doenças.

Perguntas Frequentes

1. O que faço se minhas plantas de maconha estão com as folhas caídas?

Olha só! Se suas plantas de cannabis estão mostrando folhas caídas, é hora de agir. Pode ser um sinal de estresse por calor ou que algo está errado com os níveis de umidade. Não se angustie, ajuste a temperatura e a umidade, e veja como elas se recuperam!

2. O substrato pode afetar minhas plantas de maconha?

Sim… O substrato importa muito. Se suas plantas estão tristonhas com as folhas para baixo, poderia ser que o meio onde crescem não é o adequado. Certifique-se de que esteja bem drenado e que não retenha muita água, aí está o segredo!

3. Como o calor influencia as plantas de maconha com folhas caídas?

Olha, quando faz muito calor, as plantinhas sofrem – se sentem tão oprimidas como nós em um dia super quente. Se notar que as folhas estão caindo, pode ser estresse por calor. Dê a elas um respiro! Ajuste a temperatura e você lhes dará um novo brilho.

4. Em que etapa devo me preocupar mais com as folhas caídas?

Ah!, a etapa de floração é crítica. É quando suas plantas estão dando o melhor de si, então se vir que as folhas estão caindo, preste atenção extra. Mantenha tudo perfeito – temperatura, umidade, amor e carinho – para que suas plantinhas floresçam felizes.